Mário Prata Imperdível

  • 14:10
  • 21 maio 2015

  • Sen-as-cio-nalllll. Não tem outra palavra para a noite divertida que tive ontem lendo com Lara Alba as crônicas de Mário Prata. Quem estiver de mau humor ou precisando rir deve ter contato com estas pérolas da literatura brasileira. São textos imperdíveis.
    Não tenho vergonha de dizer que conheci as crônicas de Mário há menos de 24 horas, graças a aula de crônica da minha filha de 14 anos. Juntas conhecemos a obra do escritor e durante duas horas minha noite ficou iluminada.
    Escrever bem é um mísero elogio diante da obra que tirou gargalhadas da mãe e da filha. E o melhor, minha princesa que não gosta de ler, ficou encantada. Mário Prata conquistou mãe e filha.
    São crônicas hilárias como “Na estrada com Danuza”, “Quem escreve as bulas” ou “Você é um envelhescente?”.

    Para quem ficou interessado basta entrar no site do e acessar https://marioprata.net/cronicas/

    Clube do Livro do Fim da Vida

  • 11:00
  • 13 maio 2015
  • Enfrentar a morte com a leitura de livros, muita dignidade e o apoio da família. É assim que Mary Anne, 75 anos, enfrenta o diagnóstico do câncer do pâncreas e a certeza de poucos meses de vida.

    O filho Will Schwalbe a acompanha as sessões de quimioterapia onde ocorrem discussões sobre as leituras feitas pela dupla.

    Quem lê o livro acompanha a trajetória de uma mulher que trabalhou em Harvard, participou de ações comunitárias em várias partes do mundo e ao fim da vida ainda arruma tempo para ajudar a angariar fundos para a construção de uma biblioteca no Afeganistão. 

    Ela e o filho escolhem livros que são clássicos da literatura de ontem e de hoje. Os dois fazem a leitura ao mesmo tempo, marcam os pontos que lhes chamam a atenção e durante a troca de impressões passam lições de vida para o leitor.

    Mary Anne e Will resolvem fazer um blog para informar aos amigos sobre sua saúde. Ela também se identifica com o ator Patrick Swayze, que na época foi diagnosticado com câncer, e concede uma entrevista realista a imprensa. O protagonista de Ghost morre em 2009, com 57 anos, após sofrer dois anos com a doença.

    Mãe e filho mostram também as dores causadas pelo câncer. O definhar lento do ser humano, as dores, a falta de apetite, a queda do cabelo. Mesmo assim, Mary Anne tem forças e faz questão de passar muito tempo ao lado dos filhos, netos, amigos e livros.

    Ela morre em casa rodeada pela família e pelos livros, em paz consigo mesmo. A obra, uma homenagem do filho a mãe é uma verdadeira história de amor.

    João Gilberto é um Vampiro ?

  • 11:37
  • 12 maio 2015

  • Será que ele saiu da saga Crepúsculo ou de Diários de um Vampiro direto para as praias do Rio de Janeiro para criar a Bossa Nova ? 

    Fãs do grande homem me perdoem a comparação, mas ele é minha paixão mais recente. O amor e o respeito por este recluso nasceu graças ao livro "Ho-ba-la-lá - À Procura de João Gilberto" do jornalista e escritor alemão Marc Fischer. 

    Ele ouviu a música Ho-ba-la-lá e se apaixonou pela sonoridade. Conhecer o compositor virou uma obsessão e Marc veio para o Rio de Janeiro realizar este sonho. O livro contém uma narrativa digna de filmes policiais de muito suspense. 

    Em terras brasileiras, Marc começa a procura pelo misterioso compositor. Confesso que sempre achei João Gilberto um chato e por isto nunca me preocupei em ouvir sua música. Espero que os fãs fanáticos por ele me perdoem a sinceridade. 

    No entanto, o livro me fez mudar de ideia. Ávida procurei no You Tube João Gilberto e também me apaixonei Voltando a Marc Fisher surge a grande dúvida: será que ele conseguiu falar com seu ídolo? O livro nós dá uma entrevista exclusiva com o criador da Bossa Nova? 

    Para saber você vai ter que ler a obra e com certeza também vai se apaixonar pelo João como tantos outros se apaixonaram, mas cuidado, ele tem o poder de ser um vampiro... 

    PS: Marc Fischer, o autor de uma prosa tão intrigante, se matou com um tiro, em Berlim, aos 41 anos.

    Jane Fonda imperdível

  • 14:21
  • 11 maio 2015

  • Este clima aconchegante, um misto de conforto e preguiça, pede uma boa série ou filme.
    Se você quer chorar de tanto rir assista a série “Grace e Frankie”, do Netflix, com Jane Fonda (Grace) e Lily Tomlin.

    Após 40 anos casadas com os mesmos parceiros elas descobrem que são enganadas há 20 anos pelos maridos gays interpretados por Martin Sheen e Sam Waterston, de  Law & Order e Newsroon.

    É hilário e ao mesmo tempo muito legal ver o amor entre os dois homens. Tem beijo e troca de carinho entre os dois, o que demonstra que os norte-americanos já aceitaram muito bem o amor entre pessoas do mesmo sexo.

    Os dois resolvem sair do armário para aproveitar os anos de vida restantes desfrutando do amor que os une.

    A série é imperdível. Tem Jane Fonda em plena forma aos 77 anos e seus parceiros em cena não ficam atrás.

    Mas se você quer ver um bom filme e personagens imperdíveis eu indico o filme “Tudo Sobre  Minha Mãe” de Pedro Almodóvar. Penélope Cruz ainda é uma mocinha, mas dá um show de interpretação na história de uma mãe que perdeu o filho que tinha como último desejo conhecer o pai.


    Para realizar o desejo do filho morto ela volta para a cidade onde conheceu o seu grande amor. A partir dai surge uma gama de personagens interessantes e não existe nada de tristeza nesta trajetória, apenas a busca pela retomada da vida que deve continuar apesar dos corações partidos.

    Harry Potter, um bom programa para a família

  • 12:00

  • Quem disse que para gostar de Harry Potter precisa ser adolescente? Descobri a saga do bruxinho quando tinha 36 anos. Comprei os três primeiros livros (A Pedra Filosofal, Câmara Secreta e Prisioneiro de Azkaban)e em seguida o box com os três primeiros filmes. Adorei e li os livros de uma sentada só. No total, são sete livros da saga do bruxinho e dos seus dois amigos que  precisam derrotar Voldemort, o mal em forma de bruxo das trevas.

    O filme virou programa de domingo da família. Eu, meu marido e minha filha caçula passávamos à tarde assistindo.Cada um de nós tem o seu filme preferido. Eu gosto do Cálice de Fogo, quarto livro da série. Lara tem paixão pela Câmara Secreta, o segundo livro e meu marido gosta do Enigma do Príncipe.

    Mamãe não perca tempo. Leia Harry Potter para os seus filhos ou apenas sente-se no sofá e curta as aventuras do bruxinho mais famoso do mundo. Não é literatura pobre. Você vai ver que Harry, Hermione e Ronald Weasley dão lições de amizade, fé e disciplina. Além do mais, para quem quer incentivar os filhos a lerem, os livros de J.K.Rowling é um bom começo.

    Ju sem Frescura

  • 10:04


  • Escolhi este nome porque detesto frescura, com todo respeito a quem tem frescura. Este blog é para aquela pessoa que não quer saber de delineador, roupa da moda ou o corte de cabelo do mês.
    Aqui, é para quem quer curtir um bom filme ou um bom livro com um chocolate quente e pipoca sem se preocupar com as gordurinhas a mais.
    É para aquela pessoa que deixa o arroz queimar porque se distraiu vendo um filme na tv, lendo um livro ou conferindo as últimas postagens nas redes sociais.
    Para você que se encaixa nesta categoria: bem vindo.
    para você que tem frescura e quer ser informado de uma novidade literária entre no nosso bonde literário.

    Tecnologia do Blogger.