Jesus Retratado por Portinari é Pura Emoção

  • 23:25
  • 17 janeiro 2016
  • Sem tempo para viajar para a praia? Que tal aproveitar lugares que estão do seu lado? Pode ser uma cidade vizinha, uma zona rural com belas paisagens ou um simples passeio por um bairro da sua cidade que você ainda não teve a oportunidade de conhecer.


    Este ano deixei a praia de lado e  decidi conhecer lugares pertinho de mim. O primeiro deles: o maior acervo de pinturas de Cândido Portinari na igreja Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais A igreja construída sob a batuta dos arquitetos italianos Júlio Latini e Carlos Zamboni abriga as belíssimas pinturas de Portinari avaliadas em R$ 67 milhões. Um valor ínfimo comparado com a emoção que cada tela provoca no coração de quem observa cada detalhe da pintura do genial Portinari. 


    As obras de Cândido Portinari estão na igreja desde 1953. São 21 telas que deixam o visitante apaixonado por cada detalhe. O altar-mor feito pelo artista é de tirar o fôlego e encher o nosso espirito de paz e comunhão com a espiritualidade.


    Jesus foi retratado com cores diferentes em cada momento da via sacra. Quando vai chegando o final do seu suplício, Ele não tem mais face, mas eu me vi retratada naquele rosto sabendo que cada sofrimento Dele foi para redimir a humanidade de seus pecados.


    Impossível não ficar comovida e ao mesmo tempo alegre com a simplicidade da "Sagrada Família”   partindo com o menino Jesus para fugir da fúria do rei Herodes.


    São Sebastião flechado até a morte, mas sem um pingo de sangue também demonstra a fé do pintor em um Deus que ele dizia não acreditar.


    Os vitrais também impressionam o visitante. São 48 obras de autoria de Conrado Sorgenicht Filho.

    Praça da Matriz

    A praça ao redor da igreja é um encanto. Muito limpa e com o jardim bem cuidado e as árvores podadas em formas de animais.


    Eu aproveitei a tranquilidade do local para ler o meu 
    companheiro de viagem "Harry Potter e a Pedra Filosofal"


     Meu marido, Luiz Cláudio Alba, fez questão de tirar 
    uma foto ao lado desta imagem de Cândido Portinari, 
    um primor de criatividade.
    Foram apenas duas horas de passeio, mas que valeu a pena.
     Tente você também. Paz e beijos.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Tecnologia do Blogger.