Livro traz Depoimentos de Sobreviventes de Tchernóbil

  • 19:36
  • 20 julho 2016
  • Livro traz depoimentos de vítimas da radiação nuclear
    “Vozes de Tchernóbyl: A história oral de um desastre nuclear” não é um livro para quem tem coração fraco. Quando iniciei a leitura, precisei parar várias vezes e digerir cada capítulo aos poucos.

    A cada página eu tomava consciência do que significava a frase “levar um soco no estômago”. Compreendi que existe muito sofrimento no mundo, e no fundo eu não tenho noção desta realidade brutal.

    Svetalana ganhou o Nobel de Literatura de 2015
    A obra de Svetlana Alexiévitch, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura de 2015, foi a escolhida do Clube de Leitura da Livraria da Travessa, que acontece toda a primeira quarta-feira do mês. Confesso que não tenho uma participação frequente, mas desta vez eu precisava conversar sobre o livro,  que abalou as estruturas da minha alma.

    Você acha que estou sendo dramática? Eu não estou. Svetlena passou anos conversando com pessoas que sobreviveram a explosão do reator da usina, ouvindo os depoimentos das pessoas que sofreram na pele as consequências da tragédia. As grávidas que perderam os filhos, as recém-casadas que ficaram viúvas, as mães que enterraram seus filhos, enfim cada pessoa daquela região tem uma ferida de dor, que não se fecha há 30 anos.

    Sobrevivente de Tchernobil
    Cada capítulo do livro é narrado por um sobrevivente. Algumas histórias são mais chocantes do que as outras, mas em todas elas a morte e a dor são companheiras dos narradores e do leitor. Fiquei indignada ao ter conhecimento dos detalhes de tamanha tragédia.

    Os bombeiros que apagaram o fogo da usina nuclear não sabiam do perigo. Eles se expuseram a radiação sem proteção. Horas depois, eles estavam inchados e a pele do corpo deles se soltavam dos ossos. Eles levaram 14 dias para morrer. Foi um período regado de muita dor e de medalhas concedidas aos “heróis” pelo governo soviético. Um capítulo que você lê chorando.

    Homenagem aos mortos de Tchernobil
    Você que está lendo esta resenha já parou para pensar que se estes bombeiros não tivessem dado a própria vida para combater aquele incêndio, a usina poderia ter explodido? Metade do mundo ou talvez todo o mundo poderia ter sido contaminado pelos resíduos da usina nuclear? Talvez não estivéssemos aqui agora. Eu sabia da tragédia de Tchernóbyl, mas não compreendia a tragédia.

    E a população da cidade que via tudo ao seu redor “aparentemente normal”, mas estava em um ar completamente envenenado e não recebia informação do governo sobre o que estava acontecendo?

    Sobrevivente chora a morte de parentes em Tchernobil
     São tantas tragédias, tantos desmandos de um governo preocupado apenas em salvar a sua própria reputação, tanta dor, que eu fico pensando que temos que distribuir muito amor para combater todo este mal que tem no mundo.

    Precisamos de muitas jornalistas como Svetlana Alexiévitch que dá voz as pessoas que são invisíveis  no nosso mundo: os pobres, os sofredores, os esquecidos, os oprimidos... que precisam falar a sua história e todos nós precisamos ouvi-la. Com certeza aqui no nosso país também existem muitas tragédias que precisam ser escritas, contadas, lidas e ouvidas.

    Sobrevivente que voltou para Tchernobil
    Livro super recomendado. Quem puder leia. É triste, é amargo, dói, mas vale a pena. Paz e beijos.

    20 comentários:

    1. Oi,

      Gostei deste livro. Acho uma boa indicação.Muito bom saber que uma jornalista se preocupou em ouvir as vozes de pessoas comuns.

      Beijos

      Maria

      ResponderExcluir
    2. Oi, nossa parece uma leitura muito intensa e brutal. A crueldade da humanidade me choca muitas vezes e sempre que nos deparamos com histórias assim acho que tomamos um choque pois paramos para refletir sobre muitas coisas. Nossa esses bombeiros ganharam medalhas mas perderam suas vidas e deixaram entes que os amavama tricô da ganância do homem que cria coisas apenas para destruir a vida. Com toda a certeza quero ler esse livro é ja anotei o nome para não esquecer.
      Bj

      ResponderExcluir
    3. Olá,

      Sempre me interessei muito por essa tragédia, justamente pelo ato heroico dos construtores e bombeiros, ao darem a vida para impedirem que ocorresse mais explosões na usina. Por incrível que pareça, minha preocupação era principalmente com as pessoas que vivenciaram esse episódio e os que perderam também os seus entes queridos. Embora a tragédia tenha acontecido a anos, vários vestígios de doenças provocadas pela radiação ainda são encontradas na população. Sem falar que Chernobyl não pode ainda ser habitada, pois há lugares com níveis muito altos de radiação. Como você mesma disse, o livro realmente deve ser obscuro mais tocante, dando vozes as pessoas oprimidas. Não tinha conhecimento dessa obra até o momento, mas com certeza vou investir na leitura.

      Abraços
      Cá Entre Nós

      ResponderExcluir
    4. Oi linda, tudo bem?
      Adorei a premissa desse livro, fiquei muito curiosa para ler porque realmente é um assunto que doi o coração da gente por conta desse desastre onde essa explosão acabou com várias famílias. Quando vi esse livro me lembrei na hora de uma apresentação que fiz esse ano na escola sobre Chernobyl e quero muito ler esse livro para me aprofundar no assunto de uma maneira gostosa e me impactar com os relatos. AMEI SUA RESENHA!! Beijinhos.
      http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Oi Flor
      Não conhecia esse livro, mas achei super interessante.
      É uma tragédia que marcou para sempre a vida de milhares de pessoas e ver os relatos dos sobreviventes deve ser triste, mas ao mesmo tempo interessante.
      Sem falar que até hoje a população sofre as consequências dessa tragédia.
      Realmente me interessei e espero ter oportunidade de ler.
      Ótima resenha
      Beijinhos
      Rizia - Livroterapias

      ResponderExcluir
    6. Deve ser um livro triste, mas relata uma realidade. Um triste realidade que até hoje sofre com o que aconteceu.
      Não sabia da existência desta obra, e com toda certeza colocarei na lista de próximas leituras.


      Beijinhos...
      http://estantedalullys.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Hey!
      Eu não fazia ideia nem da tragédia e nem da obra escrita sobre ela. Somente pelos seus relatos de leitura eu fiquei com o coração na mão e um pouco receosa de ler, mas não por achar que seria uma perda de tempo, mas sim porque sou uma pessoa muito emotiva, por assim dizer. Imagino que deve ter sido intenso pra você ler cada história passada por essas pessoas, sendo piores ou não, deve ter sido ainda mais triste para elas que viveram. A realidade é sempre muito mais dura do que a ficção, e é por isso que eu gosto dela, é um mundo onde as coisas costumam dar certo no final.
      Um abraço!

      http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Oi!
      Nossa, esse livro realmente parece muito forte.
      Nunca li nada que tratasse da vida de pessoas que sofreram com explosões de usinas, essa ssemana vi uma série de fotos de uma cidade que foi fechada no Japão por causa daquele vasamento nuclear, e da pra ver que todos que moravam ali deixaram completamente sua vida pra trás, imagino que para quem ainda perde família e amigos nisso deve ser muito sofrido

      ResponderExcluir
    9. Olá!
      Estou muito curiosa com esse livro. Estou com ele aqui e um professor da minha faculdade já tinha o indicado e sua resenha me deixou super animada para ler porque eu tenho muita curiosidade com essa tragédia, gosto de saber os relatos e como foi a vida do povo que vivenciou isso. Parece ser uma obra de tirar o fôlego.
      Beijos.
      http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    10. Oii Juci, tudo bem? Que post mais lindo! Adorei saber tua opinião sobre esse livro, que vem conquistando tantos leitores por ai. Eu quero MUITO ler essa obra, e a cada resenha que leio fico mais e mais ansiosa para isso. Também não fazia ideia da imensidão da tragédia... com certeza deve ser um livro muito forte, mas necessário para compreender esse horrível acontecimento.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    11. Olá!! :)

      Adorei conhecer mais sobre este livro!! E que tenhas gostado do livro! :) Eu fiquei a querer ler muito este livro!! :) ahah

      Que bom que gosatste do trabalho da autora a dar voz a quem nao tem "importancia" no mundo, aos pobres e oprimidos! :) Que bom que achas que deviam haver mais assim! :)

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    12. Oi Jucimara,
      Realmente a gente não consegue ter noção da dimensão de todo o sofrimento que existe no mundo. Achei esse livro tocante e com certeza vou querer ler. É muito importante conhecermos mais a fundo a história do nosso mundo para sermos mais críticos e conscientes.
      Parabéns pela resenha!

      ResponderExcluir
    13. Oi, então já pude ver nas primeiras linhas que esse livro não era para mim quando você falou que essa não é uma obra para quem tem o coração fraco... Acho que já vivemos e convivemos diariamente com tantas tragédias que parar para ler sobre alguma... não é algo que me convença. Logo, apesar de achar a ideia do livro muito interessante e uma experiência sem precedentes do que se irá encontrar nele, esse não é um livro para mim... Terei que passar a dica, mas é uma ótima dica para quem gosta!
      Um beijo
      www.brookebells.com

      ResponderExcluir
    14. Acho preciso que o livro deixe o leitor indignado com a realidade, que não é nada como retratado em alguns romances, e esse ''tapa na cara'' realmente toca e marca o leitor, acho que a autora conseguira mostrar tudo de maneira verdadeira e que mostre que tudo aquilo aconteceu a abalou a vida de muitos, quero ler

      ResponderExcluir
    15. Olá!

      Achei bem interessante esse livro, principalmente como Engenheira Química. Pois várias vezes durante meu curso conversamos sobre usinas nucleares e claro Tchernobyl nunca pode ficar de fora do assunto.
      Tinha noção do tamanho da tragédia, mas desconhecia o fato de que se a explosão ocorresse o mundo poderia ter sido contaminado em sua maioria
      Deve ser realmente doloroso ler o depoimento destes sobreviventes, mas acho que encararia o livro sim, mesmo sabendo que vou me debulhar em lágrimas.

      Beijinhos!
      Cantinho Cult

      ResponderExcluir
    16. Oi, tudo bem?
      Acho que a maioria das pessoas sabe que aconteceu essa tragédia, mas a maioria também não sabe muito sobre. E eu me encaixe nessa turma que não tem muito conhecimento sobre o que aconteceu... Esse livro eu ainda não tinha visto e fiquei com o coração na mão só de ler sua resenha, imagine lendo o livro? Deve ser realmente uma leitura bem impactante e dolorosa. Mas eu pretendo ler algum dia, quero saber mais sobre.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    17. Oi!

      Olha, eu sou um tipo de pessoa que adora sair destruída das leituras, amo ter meu coração partido por histórias reais e que vão me acrescentar algo de bom na vida. Estou anotando o nome desse livro agora mesmo.
      Acho que vai ser muito enriquecedor para mim conhecer a sofrida história dessas pessoas e ver que o mundo sofre nessas pessoas.

      Obrigada pela dica.
      Ingrid Cristina
      Plataforma 9 3/4

      ResponderExcluir
    18. Oi, tudo bem?
      Eu não conhecia o livro ainda e devo admitir que me encantei com ele, eu adoro esse tipo de livro que traz assuntos mais sérios e que mexem com o emocional do leitor. Fiquei bem curiosa e intrigada para conhecer o depoimento dos sobreviventes. Com toda certeza lerei em breve.

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    19. Olá!
      A história é bem forte e pior ainda por saber que foi real. Muitas vidas foram afetadas nesse acidente e isso nunca vai mudar. Confesso que sou fraca para história assim, mas fiquei curiosa para conhecer.
      Adorei a sua resenha e assim que possível vou ler o livro.
      Beijinhos!

      ResponderExcluir
    20. Oie...
      Confesso que não conhecia a Svetlana até a Companhia das Letras anunciar a sua vinda á Flip, lembro que na época estava lendo o Jornal O Tempo e me deparei com essa notícia e de quem era Svetlana e suas obras, fiquei fascinada e cheguei até a fazer um post no blog sobre o que eu tinha lido no jornal.
      Tenho esse exemplar na minha estante e pretendo ler em breve... Sei que será uma leitura que vai me marcar muito, então, estou esperando o momento oportuno para iniciar.
      Beeijos

      ResponderExcluir

    Tecnologia do Blogger.