Cinco motivos para ler - Cem Anos de Solidão

  • 12:09
  • 28 janeiro 2017

  • Um dos meus livros preferidos da vida completa 50 anos este ano e as comemorações já estão a todo vapor. Este mês, na cidade de Cartagena, vários famosos leram trechos da obra de Gabriel Garcia Marquez que narra a trajetória da família Buendia durante 100 anos na cidade de Macondo.

    Um livro que você deve estar preparado para ler. A primeira vez que li, aos 14 anos, achei uma verdadeira chatice e não entendi o motivo da obra fazer tanto sucesso.

    Em 2015, peguei novamente e fiquei apaixonada. Impossível não admirar os personagens que entram e saem de Macondo. O pai, os filhos e os netos com suas trajetórias no amor, na traição e na saudade.

    Admiração eterna por Úrsula a matriarca do clã que vê sua família nascer e acompanha cada dor e alegria de cada um dos seus entes queridos.


    1- O livro é  o pioneiro do realismo fantástico  na literatura latino americana e já foi traduzido para 35 idiomas

    2- O autor, Gabo,  ganhou o prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra, em 1982. É dele também o "Amor nos Tempos do Cólera".

    3- Você descobre as características da América Latina entranhadas nos personagens que vivenciam guerras, amores e desilusões.

    4- Gabo era jornalista, sempre viajou e leu muito . Ele sofreu influências de Franz Kafka, o mexicano Juan Rulfo e o norte-americano William Faulkner.

    5- Quando você termina de ler o livro, a solidão dos personagens toma conta do seu coração. Não uma solidão pesada, mas de saudade de cada uma daquelas pessoas que como você chora e ri ao mesmo tempo com as alegrias e dissabores da vida.

    Ainda não ficou convencido? Abra o livro, leia as dez primeiras páginas e depois me conta se você conseguiu desgrudar dele. Paz e beijos

    2 comentários:

    1. Eu só li uma vez, mas amei tanto! Mas li mais velha, aos 21. Tenho certeza que se eu lesse na minha adolescência também acharia confuso e maçante.
      Concordo com seu texto, muitos precisam ler esta ora maravilhosa! Quando a gente termina a leitura, tem a sensação de que realmente acompanhou cem anos de estória e aquele final é tão mágico!

      Beijinhos, Hel.
      Leituras & Gatices

      ResponderExcluir

    Tecnologia do Blogger.