Perdão, Leonard Peacock, de Matthew Quick

  • 09:12
  • 03 janeiro 2017

  • O adolescente está se matando. Volta e meia vem a notícia de que alguém pulou do prédio, se enforcou ou usou a  arma da família para tirar a própria vida. O garoto que atenta contra a vida entra na estatística da Organização Mundial de Saúde que alerta: Todo o ano, 1 milhão de jovens morrem no mundo, 7% deles cometeram suicídio.
    Os casos não saem nos noticiários porque a mídia acredita que ao relatar casos como esse, estará incentivando outras pessoas a praticarem o mesmo ato.
    Suicídio é o tema principal do livro "Perdão, Leonard Peacock" de Matthew Quick. Léo acorda no dia do aniversário decidido: vai se matar e vai levar junto para o túmulo um bonitão da escola, o seu ex-melhor amigo.
    Antes de cometer a barbaridade, ele resolve presentear quatro amigos e embrulha os presentes em papel rosa. O primeiro da lista é um aposentado e viciado em cigarro que mora na casa ao lado. Ele ama Humphrey Bogart. Ele e Leo assistem os filmes do ator que fez sucesso na década de 1940 e atuou em Casablanca ao lado de Ingrid Bergman. Olha a foto deles ai genteeee.


    O segundo a ser presenteado é um iraquiano que toca violino. Depois é a vez de uma garota cristã por quem Léo tem uma quedinha. Por último um professor que entende os alunos.

    O que eu achei?
    A narrativa do livro é mesclada entre presente e passado e flui maravilhosamente. Léo emociona o leitor quando lembra da mãe, uma ex-modelo egoísta que pensa apenas em transar. Dá vontade de matá-la porque ela não dá a menor importância ao filho.
    Tem também as notas de rodapé que esclarecem sobre os personagens e os momentos que eles viveram. São excelentes e dariam um livro a parte. Também adoro quando o livro traz referências do passado, como os filmes de Bogart.
    Você também conhece as cartas do futuro. Um exercício proposto pelo professor Herr Silverman que você pode adotar na sua vida quando você estiver deprê. Imagine que você  tem um filho no futuro e recebe uma carta dele. O que a carta dessa pessoa amada diria a você? Léo recebe carta imaginária da filha. Muito lindo. O livro mantem o suspense. Você vai descobrir porque Léo quer cometer suicídio no final da narrativa. Enfim, um livro que emociona e confesso, me levou as lágrimas. 


    O mesmo que escreveu "O Lado Bom da Vida", filme estrelado por Jennifer Lawrence e Bradley Cooper. Escritor, professor de literatura inglesa e treinador de futebol e basquete. Ele largou tudo para ser escritor e a gente o agradece por isto, porque ele tem feito livros ótimos.. Quando escreveu "Perdão, Leonard Peacock" ele disse que tem certeza que cada escola tem um Lèo que precisa ser identificado e ajudado.

    22 comentários:

    1. Olá Jucimara, tudo bem?
      Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, inclusive já li vários comentários bem positivos sobre ele. Não tenho dúvidas de que deve emocionar mesmo! Infelizmente, não é um livro que chame muito a minha atenção, então vou passar essa dica por hora. Quem sabe possa conferir em outro momento.
      Boas leituras!
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Olá Jucimara, tudo bem ?
      Vi diversas resenhas sobre este livro, mas nenhuma havia me despertado o interesse em ler. Eu não sabia que mesclava passado e futuro e nem sobre essa questão da carta, que eu sinceramente achei sensacional.
      Já foi para a minha lista de desejados.
      Beijos
      www.estilo-gisele.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Eu nunca li nada dessa autor, mas O Lado Bom da Vida está na minha meta de leituras para janeiro agora. A escrita dele parece ser bem centrada e fluida, visto que os livros fazem muito sucesso. Adorei o tema que ele propôs nesse. Leria com certeza.

      Um abraço!
      Parágrafos & Travessões

      ResponderExcluir
    4. Eu amo o Matthew Quick e com certeza, este livro é um dos meus favoritos dele. Mesmo tendo lido o livro a 3 anos, ainda penso no Leonard com carinho e adorei relembrar esta história no seu blog. Sua resenha está perfeita!!!
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Olá!

      Nossa, gostei da história, deve ser um drama muito bom mesmo. A sinopse já deixa aquele gostinho de preciso ler, e sua resenha explorou os demais pontos. Vou anota na minha lista de leitura do ano.

      Abraços

      ResponderExcluir
    6. Matthew Quick é um dos meus autores preferidos e este livro é absolutamente lindo!

      O li em poucas horas e foi uma aquisição por acidente. Entrei na livraria e nem tinha o dinheiro dele todo, mas o atendente foi lindo e me deixou ficar com o livro pela quantia que eu tinha <3 amei demais a leitura desse livro e quero todos os livros do autor!!!

      www.asmeninasqueleemlivros.com

      ResponderExcluir
    7. Oi, preciso admitir que lerei esse livro porque você me convenceu com suas resenha. Amo histórias com essa temática e definitivamente despertou meu interesse para ler, espero ter uma experiência tão boa quanto você! Realmente quero saber o que o levou a querer cometer suicídio e como será o desfecho.
      Um beijo
      www.brookebells.com

      ResponderExcluir
    8. Oi Jucimara, tudo bem?
      Eu ainda não li nada deste autor, mas achei a história interessante e fiquei curiosa quanto aos motivos do suicídio, que é sempre algo doloroso de se ler.
      Ótima resenha.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    9. Oie Ju, a trama parece ser realmente muito boa, do tipo de livro que nos toca e nos faz refletir. Gostei, já vai para a minha lista.
      Bjs
      Amanda Nery
      www.leituraentreamigas.com.br

      ResponderExcluir
    10. Oi. Já vi esse livro muitas vezes, mas nunca me interessei muito por ele. Já li O lado bom da vida, e gostei... Não foi uma leitura maravilhosa, porém foi agradável. Não sei se leria esse livro agora. Vou adicionar a lista e ver quando consigo lê-lo.

      ResponderExcluir
    11. Olá Jucimara,
      Me sinto tão triste de ver tantos jovens cometendo suicídio, mas, de certa forma, entendo o lado deles.
      Gostei muito de conhecer suas impressões sobre essa obra e fiquei curiosa para saber o que acontece e como Léo lida com seu desejo.
      Espero ter a oportunidade de ler esse livro esse ano e aproveito para lhe indicar Meu coração e outros buracos negros, é uma leitura que dói, mas encanta.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    12. Olá, tudo bom?
      Já vi esse livro várias vezes em promoção mas não imaginava do que se tratava. Confesso que curto muito livros que abordem essa temática do suicídio e esse parece ser realmente muito bom. Fiquei curiosa para saber o que estava motivando o personagem a tal atitude extrema. Outro livro nesse estilo é Os 13 porquês. Leia, tenho certeza que vai amar. Adorei a resenha!


      Beijos!
      @PollyanaCampos
      Entre Livros e Personagens

      ResponderExcluir
    13. Conheço o livro, mas não o li ainda. Acho tão estranho saber que uma pessoa acorda e decidi se matar. E poior, ainda levar outro consigo. Espero que o livro esclareça bem os motivos dele.
      Bjs

      ResponderExcluir
    14. Eu li tantas resenhas positivas desse livro que acabei comprando quando vi em promo, rs. Nunca li nada do autor, então minha curiosidade está enorme! Eu quero muito descobrir o motivo de ele querer se suicidas, deve ser uma leitura emocionante!
      beijos
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    15. Olá, ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro, mas posso perceber toda a delicadeza do autor ao tratar do tema, e todos esses processos familiares de abandono, e do sofrimento da criança ao ter uma mãe assim. Anotei aqui, e vou ler posteriormente.

      ResponderExcluir
    16. Oi Jucimara,
      Até agora só li um livro do autor e gostei bastante de sua maneira de escrever. Confesso que por algum motivo a capa desse livro não me deixa animada para iniciar a leitura, mas, depois de ler sua resenha, fiquei curiosa. Não sabia que o tema suicídio era abordado nesse livro, e fiquei curiosa para saber mais sobre o Leo.
      Bjim!
      Tammy

      ResponderExcluir
    17. Olá!
      Não conhecia ainda esse livro, mas a narrativa me chamou muito a atenção! Achei muito interessante o autor manter esse mistério de porque o protagonista quer se matar, achei muito interessante. É um livro que traz um tema muito pertinente e fiquei realmente curiosa para conferir também.
      Beijos.

      ResponderExcluir
    18. Olá,
      Ainda não li nenhuma obra do autor, mas assisti ao filme O lado bom da vida e gostei bastante. Tenho muita vontade de ler a obra da qual foi adaptado.
      Adorei saber suas impressões e fiquei bem curiosa para saber porque o personagem cometeu tal barbaridade e também porque antes enviou os quatro presentes aos amigos e o que eram/significavam.

      http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    19. Olá!
      Adoro conferir a opinião alheia sobre livros. Já conhecia esse livro pela capa, mas nunca tive a oportunidade de ler.
      A história me chama bastante a atenção.
      Bjs

      ResponderExcluir
    20. Olá tudo bem?
      Gostei bastante de conferir suas impressões. Não conhecia o livro, mas estou totalmente apaixonada por ele. Não costumamos falar tão abertamente sobre o suicídio e essa é uma das inúmeras causas para ele ainda acontecer. Gosto bastante do autor, então é claro que já estou desejando esse livro.
      Bjs, Mila

      http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Sempre vi meus amigos falarem muito bem do Quick. A capa como um todo é maravilhosa. No caso a temática é sobre o suicídio? E tem enredos secundários? Gostei de conferir que a leitura fluir e ainda mescla o presente e o passado. Pretendo comprar ainda esse mês, principalmente para sabe o porquê o Leo quer cometer suicídio. Leia também O último adeus.
      Segui o blog. Gostei das indicações.
      Amanda Melo.

      ResponderExcluir
    22. Oi, tudo bem?
      Eu li o livro uma vez e lembro que gostei muito dele, achei que os personagens fortes e principalmente o protagonista, adorei as reviravoltas propostas no livro. Fiquei muito feliz em ver que você gostou do livro, ele é realmente forte e com uma história chocante! Meus parabéns pela resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir

    Tecnologia do Blogger.